A mídia que cabe no seu bolso.

A mídia que cabe no seu bolso.

O que fazer em Atibaia — A Capital Nacional dos Morangos. Rota dos Morangos. Terra ads Flores e do Morango.

O que fazer em Atibaia — A Rota dos Morangos

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Pensando em viajar para Atibaia? A cidade é referência no cultivo de morangos. Leia mais!

Atibaia tem um charme só seu, que muitos paulistanos já descobriram e fizeram da cidade a sua “casa de campo”. Você já se perguntou por que tantas pessoas escolhem Atibaia como seu refúgio? A resposta é simples: a cidade oferece diversas opções para quem pretende relaxar ou se aventurar em trilhas e outras atividades radicais.

Além disso, Atibaia é referência no cultivo de morangos e é sede de uma das celebrações mais esperadas do ano, a Festa das Flores e Morangos.

Pensando nisso, o Encontre Cidades preparou abaixo uma lista completa sobre o que fazer em Atibaia–SP, para que você possa se planejar e aproveitar ao máximo suas estadias na chamada Capital Nacional Dos Morangos. Confira!

Principais pontos turíticos em Atibaia

O que fazer em Atibaia — A Rota dos Morangos
O Teleférico de Atibaia. Fonte: divulgação prefeitura de Atibaia–SP.
  • Pedra Grande: A Pedra Grande, que possui 1.418 metros, está localizada na Serra do Itapetinga. Sendo um dos lugares mais visitados da região, turistas e moradores se dirigem até lá, em busca de contato direto com a natureza ou para se aventurar em esportes radicais.
    Muitos que chegam até a Pedra Grande só querem mesmo admirar a vista, o que por si só já justifica a visita. Porém, o local também é bastante frequentado por aventureiros praticantes de esportes radicais, como asa delta, paraglider e parapente. O horário para visitação da Pedra Grande em Atibaia vai das 8h30 às 19h, com o acesso para carros sendo encerrado às 18h. Endereço: Unnamed Road — Jardim Santa Fe, Bom Jesus dos Perdões–SP, 12955-000.

  • Parque Natural Municipal da Grota Funda: Localizado nas alturas da Serra do Itapetinga, o Parque Natural Municipal da Grota Funda é um verdadeiro paraíso natural. Antes, o parque era uma fazenda de café e carvão vegetal, mas hoje é um refúgio de vegetação.
    Além disso, o Parque possui três trilhas: a Gruta do Saci, a Trilha do Lajeado e a Trilha do Milho Vermelho, em conjunto com as áreas de visitação, como o Mirante do Lago. Este local oferece uma experiência única para os amantes da natureza. Endereço: Estrada do Parque, S/N — Serra do Itapetinga, Atibaia–SP.

  • Área de Pouso do Voo Livre: Se você busca adrenalina e paisagens deslumbrantes, a Área de Pouso do Voo Livre é o lugar ideal. Além disso, o local possui uma vista privilegiada da Serra do Itapetinga, é perfeita para contemplação e também para os praticantes de Asa Delta e Parapente. Endereço: R. Comendador Jácomo Antônio Lã Selva, 99 — Jd. Maristela, Atibaia–SP.

  • Reserva Ecológica do Vuna: Para um momento de paz e conexão com a natureza, visite a Reserva Ecológica do Vuna. Ela está localizada ao lado do Canto do Irerê Boutique Hotel e oferece uma atmosfera serena em qualquer época do ano. Seja para relaxar ou para se aventurar em trilhas, este oásis é uma parada imperdível em sua jornada por Atibaia. Endereço: Estrada do Clube da Montanha, S/N — Portão, Atibaia–SP.

  • Lago do Major: Para os turistas que estão em busca de tranquilidade e contato com a natureza, o Lago do Major é o lugar perfeito. Ele está a apenas a 40 minutos de São Paulo e oferece a oportunidade de remar em águas calmas, apreciando a paisagem deslumbrante. Contudo, é um verdadeiro refúgio sereno para escapar da agitação da cidade.
    É no Lago do Major que se encontra o teleférico de Atibaia, um ponto muito procurado pelos turistas. Confira nosso Miniguia para mais informações. Endereço: Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, 409 — Centro, Atibaia–SP.

  • Parque das Águas: O Parque das Águas possui paisagens incríveis e opções de atividades ao ar livre. É o local é ideal para desconectar e se reconectar com a natureza. Se você estiver procurando o que fazer em Atibaia, não deixe de conhecer este paraíso verde em meio à cidade. Endereço: Treze de Maio, 401 — Centro, Atibaia–SP.

  • Jardim do Lago: O Jardim do Lago é um lugar considerado refúgio de paz em Atibaia, possuindo águas calmas e vegetação exuberante, proporcionando momentos de relaxamento. Sem dúvidas, o Jardim do Lago é um passeio que traz serenidade em meio à natureza, permitindo se desconectar do mundo exterior. Endereço: Jardim do Lago, Atibaia–SP.

  • Pedra do Coração: Com sua vista panorâmica de tirar o fôlego, a Pedra do Coração é um convite à aventura, oferecendo uma experiência única para os aventureiros. Além disso, também é uma rampa para a prática de vôo livre. Endereço: Bom Jesus dos Perdões–SP.

  • Represa da Usina: Um dos destinos mais populares em Atibaia é a Represa da Usina. Localizada a apenas 40 minutos de São Paulo, é um lugar perfeito para os amantes de esportes aquáticos, como remo e canoagem. 
    Além disso, a represa oferece uma paisagem deslumbrante, cercada por casas de veraneio e áreas de reflorestamento. Portanto, desde a sua criação em 1928 para geração de energia elétrica até a transformação em Área de Proteção Ambiental (APA), a Represa da Usina encanta os visitantes com sua beleza natural. Endereço: Usina, Atibaia–SP

  • Lago Jardim dos Pinheiros: Outro ponto imperdível é o Lago Jardim dos Pinheiros, um verdadeiro oásis de tranquilidade em meio à natureza exuberante de Atibaia. Com águas calmas que criam reflexos perfeitos das árvores e do céu, este lago é um convite para momentos de contemplação e relaxamento.
    As margens do lago são adornadas por uma vegetação incrível, proporcionando um ambiente natural e tranquilo para os visitantes. Endereço: Av. dos Pinheiros — Jardim dos Pinheiros, Atibaia – SP

  • Parque Edmundo Zanoni: E que tal uma visita ao Parque Edmundo Zanoni? Este parque oferece uma grande variedade de atrações, desde áreas arborizadas e gramadas até exposições de artesanato, museu de história natural e pedalinhos para alugar no espelho d’água. 
    Com opções para todas as idades, como playground, lanchonetes e galpões de exposição, o Parque Edmundo Zanoni também é palco da Festa das Flores e Morangos, celebrada todo mês de setembro, desde 1980. Sem dúvidas, é um destino excelente para quem procura o que fazer em Atibaia. Endereço: Av. Horácio Netto, 1030 — Vila Loanda, Atibaia–SP, 12945-010.

Conheça também, o Turismo Religioso de Atibaia

O que fazer em Atibaia-SP
Santuário de Schoenstatt em Atibaia. Fonte: Divulgação prefeitura de Atibaia–SP.

Se você está buscando explorar o turismo religioso em Atibaia, a cidade mantém uma história de fé, história e beleza arquitetônica. Confira abaixo, os locais religiosos na cidade:

  • Santuário de Schoenstatt: Um dos locais mais emblemáticos é o Santuário de Schoenstatt — Mãe Rainha. Sua capela, uma reprodução fiel da existente em Schoenstatt, Alemanha, é um centro de peregrinação e oração que recebe milhares de visitantes todos os anos. Com espaço para abrigar até cinco mil pessoas sentadas, é o maior entre os 150 santuários do mundo. Este santuário é um verdadeiro convite para a reflexão e a espiritualidade, proporcionando momentos de paz e contemplação. Endereço: Rod. Dom Pedro I, km 78 — Jardim Brogota, Atibaia–SP, 12954-903.

  • Igreja Matriz de São João Batista: Além disso, a Igreja Matriz de São João Batista é outro ponto de destaque. Originada em 1665, quando os escravos construíram uma capela, esta igreja é um marco histórico na região central da cidade. Com imagens barrocas e um painel pintado por Benedito Calixto, é um local que respira história e espiritualidade. Endereço: Praça Claudino Alves, s/n — Centro, Atibaia–SP, 12940-800.

  • Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima: A Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, da ordem dos Arautos do Evangelho, também merece uma visita. Construída no estilo gótico, suas torres imponentes alcançam uma altura de 60 metros e abrigam um carrilhão de sete sinos. Conhecida como o “castelo” pelos locais, esta basílica é um verdadeiro espetáculo arquitetônico que impressiona os visitantes. Endereço: Praça Guilherme Gonçalves — Centro, Atibaia–SP 12940-590.

  • Santo Cruzeiro: E que tal conhecer o Santo Cruzeiro? Este grande crucifixo de madeira, localizado na Praça Três Poderes, é um local de celebração e oração. Com todos os objetos do martírio de Cristo esculpidos em madeira, é um local sagrado que atrai fiéis de todas as partes. Endereço: Centro, Atibaia–SP, 12947-255.

  • Paróquia do Cristo Rei: Por fim, a Paróquia do Cristo Rei, localizada no bairro do Alvinópolis, oferece uma programação regular de missas e eventos religiosos. Com horários de missas durante toda a semana, é um local de encontro e celebração para a comunidade local. Endereço: Praça Santo Antônio, 79 — Alvinópolis, Atibaia–SP, 12942-550.

Esporte e Cultura em Atibaia

Atibaia oferece diversas opções de locais esportivos. O Ginásio Omar Zigaib, o Complexo Esportivo do Trabalhador e o Centro Esportivo Atibaia Jardim são lugares com ótima extrutura para praticar atividades físicas.

Se você está procurando o que fazer em Atibaia, relacionado a cultura, a cidade está Imersa em riqueza cultural e histórica. Estruturalmente, o Centro Cultural André Carneiro, o observatório Rádio Itapetinga, o Cine Itá e o Museu João Batista Conti são alguns dos lugares que oferecem exposições e eventos culturais, proporcionando aos visitantes uma experiência enriquecedora. Não deixe de conhecer também o Casarão Júlia Ferraz, que conta com uma história incrível.

Prédios Públicos

Os prédios públicos de Atibaia não apenas desempenham funções administrativas, mas também contam parte da história e da identidade da cidade. Contudo, a Secretaria de Turismo está disponível para fornecer informações e auxiliar os visitantes em seus passeios. 

Você também encontrará na cidade, o Fórum da Cidadania e a Câmara Municipal da Estância de Atibaia, que são locais importantes para a comunidade local, refletindo o compromisso com o desenvolvimento e a governança da cidade.

Em suma, com uma mistura de natureza, cultura e espiritualidade, esta cidade encanta visitantes de todos os lugares. Por isso, se você está planejando uma viagem a Atibaia, confira nosso Miniguia e faça as malas! Certamente você não irá se decepcionar.

Passeio de bondinho em Santos: Confira rota e valor do ingresso
Duelo de Motos em Atibaia
Conheça Holambra — a cidade das flores
Como chegar em Monte Verde de carro, ônibus ou avião

Siga-nos

Publicidade

MINI GUIA

Com mais de 15 mil exemplares nós levamos sua marca para mais de 15 cidades e divulgamos além do digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *