A mídia que cabe no seu bolso.

A mídia que cabe no seu bolso.

programação consciência negra em santos

Consciência Negra em Santos

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Consciência Negra em Santos a força e a resistência da população negra no Brasil desde o período colonial são celebradas em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Em Santos, as ações alusivas à data serão realizadas durante todo o mês, com atividades gratuitas a partir do dia 12 de novembro e atendimentos intensificados nas policlínicas (veja mais abaixo). Para a edição deste ano, a temática é a ‘Busca e a Implementação de Políticas Públicas Referentes à Comunidade Negra de Santos’.

A vice-prefeita e titular da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), Renata Bravo, ressaltou a importância da data e da realização de um calendário com eventos de conscientização. “O nosso trabalho pela eliminação do preconceito é diário, por uma Santos cada vez mais justa e igualitária. Temos que educar, sensibilizar e envolver toda sociedade nesta luta contra o racismo e a programação do Mês da Consciência Negra tem papel fundamental nesse fortalecimento da promoção da igualdade”, destacou.

Para o coordenador de Promoção de Igualdade Racial da Prefeitura, Ivo Miguel Evangelista Santos, a programação tem o poder de conscientizar não só áreas específicas, mas os munícipes em geral. “As atividades oferecidas não só visam a divulgação efetiva das políticas públicas na área da saúde, educação e afroempreendedorismo, por exemplo, mas também levam informação para a comunidade como um todo. Celebramos oficialmente no mês de novembro, mas em Santos estendemos a conscientização durante o ano todo”.

A realização é da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial e Étnica (Copire), em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria de Cultura (Secult) e com apoio do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial (CMPDCNPIR), da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e Prefeitura Regional dos Morros.

A programação também abrange escolas da rede de municipal de ensino, com atividades culturais e de conscientização de forma didática e interativa. O calendário contempla o mês de novembro, tendo início no 1º dia, com a exposição de enciclopédias.

Entre as ações, estão amostras de obras literárias, estudos do meio sobre o protagonismo negro, roteiros étnicos, oficinas, visitas ao Museu do Café e formação de professores de Educação Infantil sobre a cultura africana e indígena na sala de aula.

Até o final do mês, as policlínicas de Santos intensificarão, para pacientes que se autodeclaram negros e pardos, a realização do exame eletroforese de hemoglobina, que identifica a anemia falciforme, mutação genética que tem mais incidência nessa população, e o exame de glicose-6-fosfato desidrogenase, cuja deficiência é mais comum em afrodescendentes.

Também será realizado o exame de sangue completo com plaquetas; colesterol total e frações; ureia e creatinina (para avaliação da função renal). Para homens, mulheres trans e travestis acima de 45 anos, será feito o PSA, cujo resultado alterado pode ser indício de câncer de próstata.

E no dia 20 de novembro, na Praça Palmares, a partir das 11h, durante a homenagem oficial a Zumbi dos Palmares, será realizada a aferição de pressão arterial e aplicação de doses da vacina contra a covid-19 e gripe. É importante que o público leve a carteirinha de vacinação da covid-19.

9/11 a 12/11 – a partir das 11h – Festival Santos Arte Preta

Local: Av Pinheiro Machado, 48 – Centro Cultural Patrícia Galvão

12/11 – a partir das 10h – Feira Afro de Gastronomia com expositores, shows, palestras às 10h, encontro com escritores e missa afro na Igreja do Valongo às 18h).

Local: Valongo (em frente ao Museu Pelé)

13/11 – 14h – Palestra ‘Escravidão Negra no Brasil’, com o escritor Flávio dos Santos Gomes. Uma realização do Educafro (Valongo)

Local: Auditório da Secretaria de Educação (Seduc) – Pr. dos Andradas, 25-34 – Centro Histórico

13/11 – 18h30 – Reunião Plenária do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial

Local: Auditório da Estação da Cidadania (Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande)

17/11 – 18h30 – Debates Afro Empreendedorismo:

Afroturismo e Respeito ao Modo Tradicional – Daniel Rodrigues

Mulheres Negras Empreendem – Ana Carolina Cederboom

Direito da Moda – Victória Navarro

Mediador: Renato de Azevedo

Local: 5º andar do Paço Municipal – Praça Mauá s/nº

18/11 – 10h – Debates Afro Empreendedorismo:

Tecnologia da Informação – Carlos Roberto

ESG Racial – Responsabilidade Social como incremento ao Afronegócio – Valéria Guimarães

Contabilidade para Micro e Pequenos Afroempreendedores – Ana Camila

Local: Museu Pelé – Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo

18/11 – evento fechado para o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial – Caminhada aos Quilombos Históricos de Santos. A atividade é guiada por Augusta França, guia de turismo e idealizadora do TurMochilando AfroCulturas. O roteiro passa pelo Quilombo do Pai Felipe, busto de Quintino de Lacerda, Quilombo do Jabaquara, Teatro Guarany, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Casa da Frontaria Azulejada e Quilombo Santos Garrafão.

18/11 e 19/11 – a partir das 13h – II Festival Afro e Empreendedorismo, com feira, desfile de moda, palestra sobre marketing digital, homenagem aos ancestrais e shows

Local: Valongo (Em frente ao Museu Pelé)

18/11 – 15h – Balé Afro e aulão livre do Balé Afro Iracema

Local: Valongo (em frente ao Museu Pelé)

19/11 – 12h às 16h – 1º Encontro das Marias. Para participar do evento religioso, o interessado deve vestir trajes pretos e vermelhos e levar um quilo de alimento não perecível.

Local: Sambódromo da Zona Noroeste – Av. Afonso Schmidt, Castelo.

19/11 – 13h às 22h – 50 anos do Hip Hop

Local: Lagoa da Saudade, Morro da Nova Cintra

20/11 – a partir das 11h – Dia da Consciência Negra: Homenagem Oficial a Zumbi dos Palmares

Local: Praça Palmares

  • Banda da Polícia Militar
  • Flores no Busto de Zumbi!
  • Capoeira Mestre Márcio e Mestre Sombra.
  • Velha Guarda da União Imperial.
  • Velha Guarda da X9.
  • Xire dos Orixas.
  • Balé Afro.
  • Tienda Companhia Romai.
  • Afoxe Obalafin

20/11 – 14h – 7ª Marcha Metropolitana da Consciência Negra da Baixada Santista

Local: Praça 22 de Abril, Centro, Itanhaém

21/11 – 12h15 – Apresentação do Balé da Cultura

Local: Praça Mauá

20/11 – a partir das 16h – Dia da Consciência Negra: Oro-mi Maio. Apresentações do Grupo de Capoeira – Mestre Márcio, Cantora Simone Ancelmo, Orixás Mãe Carolina

Local: Concha Acústica

21 e 24/11 – Semana de Consciência Negra da Unifesp. Tema: Os 20 anos da Lei 10639 e os desafios da educação antirracista. Veja a programação completa 

23/11 – às 10h – Palestra: Anemia Falciforme – Dra. Berenice Kikuchi

Local: 5º andar do Paço Municipal – Praça Mauá s/nº

25/11 – a partir das 13h – Feira Mística no Morro da Nova Cintra com a Comunidade Cigana

Local: Praça Guadalajara – Morro da Nova Cintra

26/11 – 15h – Projeto Infantil “Construindo Laços” com Carol Porto

Local: Fonte do Sapo

30/11 – 19h – Entrega do Troféu Zumbi dos Palmares

Local: 5º andar do Paço Municipal – Praça Mauá s/nº

05/12 – 10h – Palestra: Racismo Estrutural e Injúria Racial. Palestrante: Edson Silva Júnior

Local: Associação Comercial de Santos – Rua Quinze de Novembro, 137, Centro

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Fonte : https://www.santos.sp.gov.br/

Passeio de bondinho em Santos: Confira rota e valor do ingresso
Duelo de Motos em Atibaia
Conheça Holambra — a cidade das flores
Como chegar em Monte Verde de carro, ônibus ou avião

Siga-nos

Publicidade

MINI GUIA

Com mais de 15 mil exemplares nós levamos sua marca para mais de 15 cidades e divulgamos além do digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *