Fórum de turismo em Santos
Sediada por Santos em julho deste ano, a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco foi discutida durante o 5º Fórum de Turismo e Eventos de Santos 2022, realizado nesta terça-feira (22) no Bourbon Hotel (Gonzaga). O evento foi promovido pela Santos Convention & Visitors Bureau e abordou temas como a internacionalização dos destinos turísticos, inovação, desafios do setor hoteleiro e o fortalecimento do turismo regional.
O painel “Gerando Oportunidades com a Internacionalização do destino – Case Unesco” foi um dos destaques da programação. A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino, falou sobre o trajeto que Santos percorreu até obter o selo de Cidade Criativa em Cinema pela Unesco e como o Município se tornou o primeiro da América Latina a receber o encontro anual da rede.
“Foi um evento muito importante porque mostrou o potencial da Cidade para sediar eventos internacionais, pela infraestrutura que nós temos com rede hoteleira, o centro de convenções, a segurança por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). Daqui para frente o trabalho é ampliar a divulgação de Santos ainda mais, nacional e internacionalmente, para que mais pessoas a conheçam”, afirmou Selley.
Também participaram do bate-papo a presidente do Santos Convention & Visitors Bureau, Vanessa Lombardi, e a chefe do Departamento de Cinema da Secretaria de Cultura de Santos (Secult), Raquel Pelegrini. Vanessa contou sobre os desafios de planejar um evento desta magnitude, visto que o Santos Convention & Visitors Bureau foi parceiro da Prefeitura de Santos na conferência de cidades criativas.
Por sua vez, Raquel explicou o motivo pelo qual Santos se destacou no segmento Cinema, um trabalho que envolve a presença de institutos e faculdades ligados à área, as salas públicas de cinema presentes na Cidade, os festivais que o Município recebe, além das produções cinematográficas rodadas nas ruas santistas.
FÓRUM
O evento, que entrou no calendário oficial da Cidade em julho, aconteceu sob a temática “Experiências inovadoras fortalecendo o destino e gerando negócios”. Profissionais dos ramos de Economia Criativa, marketing e hotelaria, além de autoridades municipais e de várias cidades da Baixada Santista, puderam assistir e participar de uma série de painéis. O fórum começou com os desafios da rede hoteleira, seguido pela temática “Turismo Instagramável”. “Como transformar o turismo em impulsionador da economia regional” e as oportunidades para o turismo santista em 2023 também foram discutidos logo após a apresentação de Gramado (RS) como exemplo de case de sucesso como destino turístico.
Fonte: https://www.santos.sp.gov.br/