No último dia 27 de novembro, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”, cuja sede fica na Itália e reúne 281 municípios dos 5 continentes. A cidade se prepara agora para dar o próximo passo. No dia 22/12 às 19h, no auditório da prefeitura, o prefeito Ricardo Lopes e sua equipe explicarão como Socorro poderá se fortalecer por meio de parcerias com outros países.
A cidade paulista foi qualificada após criteriosa análise de 72 indicadores pela Secretaria Geral da Cittaslow, todos eles relacionados à sustentabilidade social, ambiental e de governança. O processo se estendeu por quase um ano, envolvendo as várias secretarias da Prefeitura, organizações da sociedade civil organizada, entidades empresariais e a consultoria Unipool Inovação.
Como cidade pioneira no Brasil, Socorro se torna embaixadora da rede no país, atuando como promotora e conselheira dos municípios que desejarem se tornar membros da Cittaslow, uma associação sem fins lucrativos fundada em 1999 na região da Toscana, Itália.
A gestão da rede é compartilhada pelos prefeitos das cidades-membro, que cooperam entre si em uma série de projetos guiados pela filosofia slow, que defende uma maior atenção às coisas boas da vida, a integração entre as gerações e a preservação da natureza, das tradições e da sabedoria local com a ajuda da tecnologia.
“Socorro é uma cidade aconchegante, quase bicentenária, rodeada de belezas naturais na Serra da Mantiqueira, terra de gente trabalhadora e hospitaleira. O socorrense preza pela qualidade de vida e, como membros da Cittaslow, isso é algo que agora poderemos compartilhar com o mundo”, comemora o prefeito Ricardo Lopes.
Para Ana Monteiro, Secretária de Turismo do município, a conquista coroa uma série de projetos que vêm sendo desenvolvidos há quase duas décadas para transformar a estância em uma referência em turismo sustentável em seu sentido mais amplo. “Temos sido referência em turismo na natureza, com atenção à acessibilidade e à conservação das nossas riquezas naturais. Agora, como uma Cittaslow, queremos que o nosso visitante tenha experiências com a nossa comunidade, com quem poderá compartilhar o nosso respeito pela nossa herança cultural, pela nossa biodiversidade e pelo bem estar de todas as criaturas”, explicou ela.
Situada a 2h de São Paulo, o maior polo emissor do turismo nacional, Socorro é o portal do Circuito das Águas Paulista, uma região que se tornou famosa por suas fontes de águas minerais e medicinais e pelo clima de montanha, capaz de atingir 0ºC nos invernos mais rigorosos.
Na cidade, é possível praticar diversas atividades na natureza, em meio a vastas extensões de mata atlântica preservada, com instalações e equipamentos que priorizam a acessibilidade humana e o convívio com os animais. Socorro é conhecida como um destino pet friendly, atraindo também muitos cicloturistas e motociclistas, além de amantes do turismo rural e dos caminhos da roça.
Fonte : https://socorro.tur.br/